sábado, 1 de março de 2014

Parintins e Itacoatiara entre os municípios do Amazonas com eventos carnavalescos

Carnaval no interior pode ter menos brincantes que na capital, mas não menos agitação. Algumas festas de rua são famosas em municípios do Amazonas e arrastam multidões com blocos, concursos de fantasias e apresentações de músicos nacionais.
O ritmo da folia varia das clássicas marchinhas ao axé baiano, passando pelo sertanejo e, claro, o samba. As atrações são várias e algumas estão próximas de Manaus. Confira boas opções de festa no interior.
Presidente Figueiredo
A 107 km da capital, a ‘Terra das Cachoeiras’ prepara seu carnaval com programação diurna na Corredeira do Urubuí e noturna na Praça da Cultura, centro da cidade. Estima-se um público de 30 mil pessoas nos quatro dias de festa, começando neste sábado e encerrando na terça-feira.
O ‘Carnachoeira’ — em alusão ao ponto turístico pelo qual o município é conhecido — contará, neste sábado, com mais de 30 atrações musicais, entre elas, os grupos Embalassamba, Toninho Forró Show, Forró na Moral, Garotos do Forró, Cileno e Banda, 100% Abusado, Kelly e Klinger, Meu Xodó, Nelly Miranda, Xote com Pimenta, Ases do Pagode e Bagaceiros do Forró.
Itacoatiara
Na ‘Cidade da Pedra Pintada’, a festa começa, neste sábado, com a 2ª edição do ‘Grito de Carnaval Infantil’ no Centro de Eventos Iracema de Holanda, a partir das 17h. A programação do evento inclui concurso de fantasia infantil, eleição do Rei Momo e da Rainha do Carnaval Mirim e participação da Miss Itacoatiara.
Já nos dias 2, 3 e 4 de março acontece o ‘7° Circuito de Carnaval de Rua de Itacoatiara’, a partir das 19h30, no Centro de Iracema de Holanda (Av. Parque, Praça da Matriz, Av. João Valério, Rua Nossa Senhora do Rosário, Av. Conselheiro Rua Barbosa e Conjunto Novo Horizonte).
Parintins
Um dos principais carnavais do interior do Amazonas é o de Parintins, famoso pelos desfiles dos blocos de rua com carros alegóricos, fantasias e coreografias. Antes realizado na Avenida Paraíba, o Carnailha — como é chamado o carnaval no município — acontecerá este ano no Complexo Escorpião, onde é celebrada a virada de ano.
Neste sábado, o evento tem seu esquenta com todos os blocos que terão a oportunidade de mostrar trabalho para o público parintinense. Já no domingo, começa a disputa entre os grupos de acesso, irreverente e especial, das 14h às 4h30.
Manacapuru
O carnaval de Manacapuru ocorrerá de sexta até a Quarta-Feira de Cinzas com os tradicionais desfiles dos blocos de rua da cidade. “Nosso carnaval tem personalidade própria. Tanto os artistas, quanto os músicos e compositores mostram, por meio das marchinhas e dos blocos, um pouco da história do folclore do município”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Manacapuru, Daniel Guedes. “Tem canções sobre o time de futebol Princesa do Solimões e até sobre figuras locais como a ‘Chica Doida’ e o Souza, que criou o bloco do sapo”, destacou Guedes.
Na programação estão a apresentação do Bloco dos Ambulantes e Mototaxistas, nesta sexta-feira, a partir das 20h, no estacionamento do Parque do Ingá. No sábado, é a vez do bloco do Sapo da Madrugada que, a partir das 18h, se concentra na Av. Getúlio Vargas, Centro. No domingo, o Bloco do Boulevard desfila na Av. Boulevard, a partir das 20h30. Já o bloco da Maizena, faz a festa terça-feira, no Parque do Ingá, a partir das 18h. Por fim, na Quarta-Feira de Cinzas, sai às ruas o bloco da ‘Fuleragem’, na Av. Ezanor Athayde, às 19h.
Maués
Na ‘Terra do Guaraná’ a festa começa hoje e prossegue até terça-feira. Neste sábado, as baianas das escolas de samba do município farão o tradicional ‘banho de cheiro’ pelos locais da festa. De sábado a segunda, acontece o desfile das escolas de samba do grupo especial e de acesso na Av. Dr. Pereira Barreto. Reproduzido do Amazon Fest

Um comentário:

Anônimo disse...

foi dado linha, agora é hora de fisgar.rsrsrs