sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Jornalistas mineiros lançam manifesto pela reeleição de Dilma e liberdade de imprensa em Minas

São conhecidas por todos os mineiros e,principalmente, pelos profissionais da imprensa de Minas(link is external), as manobras de Aécio Neves para ser blindado de notícias em desagravo ao tempo em que foi governador do estado. O tucano já tentou censurar sites de busca, como Google, Yahoo! e Bing(link is external), para que não mostrassem notícias negativas sobre ele e, mais recentemente, solicitou que o Twitter divulgasse dados de 66 perfis  que supostamente militam na rede contra ele.
Por isso, na noite no último dia 15 de outubro, cerca de 100 jornalistas se reuniram em Belo Horizonte para manifestar seu apoio à reeleição de Dilma e pela liberdade de imprensa. Na descrição do evento, chamado de “Jornalistas Com Dilma”(link is external), lê-se: “porque o primeiro compromisso de Minas é com a Liberdade”. Para ver as fotos, clique aqui(link is external).
Ao final do encontro, os jornalistas produziram um manifesto, reproduzido abaixo, falando da diferença das coberturas dos principais veículos da mídia sobre a eleição e campanhas dos dois candidatos, e alertam para o perigo da eleição de Aécio e de suas “medidas antidemocráticas”, para toda a sociedade e, em especial para os profissionais da imprensa.
A presidenta Dilma já havia alertado para a blindagem que Aécio construiu para si mesmo em Minas Gerais. Na quarta-feira (15), a presidenta declarou, em coletiva de imprensa em São Paulo(link is external), que “o candidato, de fato, não está acostumado a críticas, porque, como a imprensa divulga, tinha certa blindagem quando foi governador".
Aloisio Morais, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, esteve presente no encontro em Belo Horizonte e comentou, em entrevista ao Muda Mais, o episódio do desaparecimento dos documentos do Tribunal de Contas do Estado que mostram a má gestão de Aécio em Minas, citados pela presidenta Dilma no último debate. Aloísio disse que “esse é mais um episódio que mostra como aqui (em Minas Gerais) está tudo dominado pelos tucanos. O poder Legislativo, Judiciário e Executivo. Eles conseguiram influir em tudo. Mostra o descaramento de como há um complô em favor da eleição do Aécio”, declarou.
Veja a íntegra do Manifesto dos jornalistas mineiros pela reeleição de Dilma:
Alerta ao Povo Brasileiro
Nós, jornalistas mineiros reunidos na noite de 15 de outubro de 2014, em Belo Horizonte, vimos manifestar à sociedade brasileira as nossas apreensões quanto ao grave momento vivido pelo país às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais:
1. Estarrecida, a opinião pública mineira e brasileira deparou-se nos últimos meses com uma escalada da cobertura jornalística das eleições pelos meios de comunicação em claro favorecimento de candidaturas à Presidência da República, seja por meio da manipulação de informações políticas e econômicas, seja pela concessão de espaços generosos a um candidato em detrimento dos outros. Tais fatos, públicos e notórios, são sobejamente atestados por instituições de pesquisa e monitoramento da mídia, revelando uma tentativa de corromper a opinião pública e de decidir o resultado das urnas.
2. Infelizmente, tais práticas antidemocráticas, que atentam contra os princípios constitucionais da liberdade de expressão e manifestação e do direito à informação, fizeram parte do cotidiano da comunicação em Minas Gerais, atingindo nível intolerável nos governos de Aécio Neves. A atividade jornalística e a atuação dos profissionais foram diretamente atingidas pelo conluio explícito estabelecido entre o governo e os veículos de comunicação, com pressão sobre os jornalistas e a queda brutal da qualidade das informações prestadas ao cidadão mineiro sobre as atividades do governo. Tais pressões provocaram censura e mesmo demissões de profissionais e uma permanente tensão nas redações. E quebraram as históricas vocações e compromissos de Minas com a liberdade de pensamento e de ideias, traços distintivos da formação e das tradições históricas do Estado.
3. Diante do exposto e por dever do ofício, nós, jornalistas mineiros, alertamos a sociedade brasileira sobre os riscos que tais práticas representam para a Democracia, para o Estado de Direito e para os direitos individuais e políticos dos cidadãos. Reafirmamos que a essência da atividade do jornalista é a liberdade de expressão e manifestação, assegurando o direito da sociedade à informação, livre e plena.
Belo Horizonte, 15 de outubro de 2014

Comentários:
Joana Darc Santos Costa
"O tucano já tentou censurar sites de busca, como Google, Yahoo! e Bing (link is external), para que não mostrassem notícias negativas sobre ele e, mais recentemente, solicitou que o Twitter divulgasse dados de 66 perfis que supostamente militam na rede contra ele." http://mudamais.com/ocupe-politica/jornalistas-mineiros-lancam-manifesto-pela-reeleicao-de-dilma-e-liberdade-de-imprensa
Edna Castro Souto ·  Top Commenter
Há no ar uma outra ditadura que não é a dos militares...
Dilma já!
Farina Mauricius ·  · Prof at UNICAMP
Parabéns aos jornalistas mineiros que tiveram a coragem de assinar manifesto pela reeleição de Dilma.
Na velocidade dos posts o apagamento constante das notícias é uma roda de fatos que se sobrepõem. Esse é mais um, mas é significativo.
Rosenvald Flavio Barbosa ·  Top Commenter · Goiânia
vamos lembrar tambem de 2 jornalistas que estão presos em Minas Gerais, por críticas ao sr. Aecio.
Ana Alves ·  Top Commenter · Escola Estadual Severino Vieira
O mentor dele disse que somos desenformados,más tenho uma ótima memoria só pra contrariar ao contrario do que dizem!!!!!! Sou Nordestina amo minha Bahia,sou humilde,más sei bem o que passamos nas mãos de ferro dessa tucanada preconceituosa, sem vergonha,aqui na Bahia são os serviços públicos como,Hospitais Bancos que parecem que só funciona pra os bem aventurados!!! Conheço meus direitos e deveres de Cidadã brasileira;Sinto que em todos os setores públicos estão boicotando a Dilma Rousseff servindo mal a população!!! más não adianta Porque sei que o PT e Dilma Rousseff Não compactua com esse tipo de tratamento dado aos pequeninos!!!!!! Manobra Politica tó ciente,
João Francisco Oberdörfer ·  ·  Top Commenter · PUCRS
Eu sou professor e não voto no Aécio. Não quero o tratamento que os professores de minas recebem. Voto 13.
Gabriel Da Silva da Silva · Works at Bayer
Ultimamente não se tem noticia de Minas, a Globo Blinda?
Ilustração FARO FINO

Nenhum comentário: